MADEIRA Meteorologia

Eleições: PS defende CINM para captar mais investimento e emprego

Data de publicação
07 Maio 2025
14:47

A melhoria da atratividade do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), de modo a captar mais investimento, diversificar a economia regional e criar mais postos de trabalho qualificados é uma das bandeiras da candidatura do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais, segundo comunicado enviado ao JM no âmbito da campanha para as Legislativas.

A candidata Sofia Canha vincou a importância do CINM nas suas três vertentes (Serviços Internacionais, Zona Franca Industrial e Registo Internacional de Navios), salientando o facto de ter mais de 2.400 empresas registadas, que geram receitas para a Região na ordem dos 100 milhões de euros, criam seis mil postos de trabalho e são responsáveis por 82% das nossas exportações.

“Estes números confirmam a relevância desta entidade para a economia regional”, refere a número dois da lista socialista citada na fonte.

A candidata alerta “para a ameaça que o CINM enfrenta após as sucessivas rejeições de recursos da Madeira sobre auxílios ilegais concedidos a cerca de 300 empresas na Zona Franca, no âmbito do III Regime”.

O atual IV Regime de Benefícios Fiscais produz efeitos até 31 de dezembro de 2027, pelo que, Sofia Canha considera “urgente a Madeira e Portugal apresentarem em Bruxelas uma proposta de novo Regime que vinque bem a importância deste instrumento para a Região Autónoma da Madeira em termos de captação de investimento e criação de emprego qualificado”.

Sendo a Madeira uma região ultraperiférica, Sofia Canha lembra que esta circunstância acarreta “custos acrescidos e uma escala reduzida e, como tal, o CINM contribui para o alargamento da escala a nível internacional e é fundamental para atrair empresas inovadoras que se fixem na Região, gerando mais receitas e constituindo-se como um ativo muito importante para a economia regional”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas