MADEIRA Meteorologia

Eleições/Madeira: Acordo entre PSD e CDS deve ser fechado hoje à tarde

Data de publicação
25 Março 2025
11:21

O PSD/Madeira, que venceu no domingo as eleições legislativas regionais, deverá fechar hoje à tarde um “acordo de incidência parlamentar e governativa” com o CDS, disse hoje o líder dos sociais-democratas no arquipélago.

“Em princípio vamos fechar o acordo hoje à tarde com o CDS”, disse aos jornalistas Miguel Albuquerque, presidente do executivo madeirense desde 2015, à saída da Sé do Funchal.

O PSD obteve no domingo 23 lugares no parlamento regional, falhando por um a maioria absoluta, pelo que um acordo com o CDS-PP, com um deputado eleito nestas legislativas, permite atingir essa meta.

Segundo Miguel Albuquerque, “será um acordo escrito, como aliás é tradição dos acordos” que o PSD já fez com o CDS-PP, “no sentido de estarem consagrados nesse acordo, quer no quadro parlamentar, que no quadro governativo, os princípios” que o regem.

“Será um acordo que tem incidência parlamentar e incidência governativa”, acrescentou.

Questionado se isso significa que os democratas-cristãos, que são liderados na região por José Manuel Rodrigues, irão integrar o executivo, Miguel Albuquerque escusou-se a responder diretamente, referindo apenas que “em princípio é essa a orientação” que está a ser seguida, mas que só “à tarde tudo ficará fechado”.

O líder do PSD/Madeira também não esclareceu se José Manuel Rodrigues, que nos últimos cinco anos desempenhou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa e foi o único eleito pelo CDS-PP no domingo, irá tutelar uma pasta do Governo Regional ou se será criada uma vice-presidência.

“Não posso confirmar neste momento, ao fim da tarde isso ficará esclarecido”, indicou.

O CDS-PP já governou com o PSD e tinha, na legislatura que agora termina, um acordo de incidência parlamentar com os sociais-democratas.

(notícia atualizada às 11h42)

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas