A Direção Regional da Saúde (DRS) está a dinamizar uma campanha de sensibilização sobre prevenção do cancro do colo do útero, no âmbito das comemorações da Semana Europeia dedicada ao tema, que decorre até domingo.
No âmbito desta campanha, a DRS reforça a sensibilização sobre as estratégias chave de prevenção do cancro do colo do útero, particularmente em 4 áreas: (1) a relação entre o cancro e o HPV, (2) a Vacinação contra o HPV, (3) o rastreio através do teste para deteção de HPV e (4) outros comportamentos preventivos do cancro do colo do útero.
O cancro e o HPV
O cancro do colo do útero (CCU) é o quarto cancro mais comum nas mulheres. Em 2020 registaram-se em todo o mundo cerca de 600 000 novos casos e mais de 300 000 mulheres morreram devido a este tipo de cancro. Em Portugal e na RAM, registaram-se em 2021, cerca de 4 óbitos por 100.000 habitantes.
Sabemos que, em 99% dos casos, o CCU é causado por uma infeção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV), que afeta o colo do útero (a parte inferior do útero). Esta infeção por HPV é a infeção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo, que pode afetar a pele, a área genital e a garganta, evoluindo depois para causar o cancro.
A Vacinação contra o HPV
A Vacinação contra o HPV integra o Plano Regional de Vacinação sendo administrada às raparigas desde 2008, e aos rapazes desde 2020, a partir dos 10 anos de idade. A vacina contra o HPV é gratuita, segura e eficaz.
O rastreio através do teste para deteção de HPV
Na RAM, o programa de rastreio de cancro de colo do útero de base populacional é destinado às mulheres entre os 25 e os 60 anos. O rastreio é realizado através de um teste para deteção de HPV numa colheita cervico-vaginal, com uma periodicidade de 5 anos. O exame é realizado pelo médico de família ou assistente nos centros de saúde da área de residência, sendo a convocatória e a comunicação de resultados feitas por via telefónica. Mais informações são disponibilizadas pelo Centro de Rastreios da RAM (Centro Dr. Agostinho Cardoso, tel.: 291 149 020; email: rccu@sesaram.pt).
Outros comportamentos preventivos do cancro do colo do útero
De entre os comportamentos preventivos do cancro, nesta campanha, destaca-se a importância de não fumar ou de deixar de fumar e de adotar comportamentos sexuais seguros, para redução do risco de transmissão do HPV.