MADEIRA Meteorologia

Dia do Ambiente: Se houvesse um apagão, Madeira restabeleceria a energia mais rapidamente

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
05 Junho 2025
11:34

Francisco Taboada, presidente da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), destacou hoje, no fórum que debate a sustentabilidade do setor elétrico da Madeira, que a potência instalada pelos privados de 20 megawatts são efetivamente usados pelo sistema público e não apenas uma capacidade produtiva.

Depois da descomplicação da produção privada de energia, a partir de 2021, disse Francisco Taboada, a Madeira reforçou a diversidade produtiva e hoje tem um modelo que permite despachar “uma quantidade enorme de sistemas” de produção de energia.

Com efeito, o sistema regional conta hoje com 10 centrais hidroelétricas, quatro parques eólicos e dois ou três instalações solares. Mas, no global, “estamos a falar de 30 instalações despacháveis”, resumiu Taboada. Paralelamente, estão a ser criadas centrais de baterias para armazenar toda esta energia.

O presidente da EEM destacou ainda que o modelo energético resiliente instalado na Madeira evitaria uma situação semelhante ao apagão que aconteceu, no último mês, na Península Ibérica. Se houvesse um apagão semelhante, Taboada acredita que o sistema seria reposto de forma mais célere do que sucedeu em Espanha e em Portugal Continental.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas