MADEIRA Meteorologia

Deputado do Chega preocupado com “drama humano” na PSP e GNR

Data de publicação
17 Junho 2025
15:17

Francisco Gomes, deputado do Chega eleito à Assembleia da República, manifestou-se hoje “profundamente alarmado” com os resultados de um estudo da Unidade de Investigação do Sindicato Independente dos Agentes de Polícia.

Em comunicado enviado ao JM, o deputadado destaca que “o estudo revela que 90% dos divórcios registados entre agentes têm origem nas exigências da profissão e que a esmagadora maioria dos polícias não quer que os filhos sigam a sua carreira. Para além disso, aponta que 95% dos inquiridos afirmam que a profissão os impede de acompanhar a vida escolar dos filhos, devido a aspetos como horários desregulados e a sobrecarga de trabalho”.

Desse estudo, Francisco Gomes realça também “que muitos agentes, mesmo em dias de folga, não conseguem regressar a casa por falta de meios financeiros” e que “o número de 107 suicídios registados entre 2010 e 2024, o que representa uma taxa três vezes superior à média nacional”.

“Estamos perante uma catástrofe social silenciosa. Onde estão os agentes da PSP e da GNR, está Portugal. Se lhes viramos as costas, viramos as costas ao próprio país”, considera o deputado madeirense.

Na opinião do parlamentar do Chega, os dados revelados pelo estudo da Unidade de Investigação são um “grito de socorro das forças de segurança” e impõem medidas, como “a revisão imediata das escalas, o reforço efetivo dos efetivos, o fim do incitamento ao ódio contra os agentes, bem como a criação de um programa nacional permanente de apoio psicológico e familiar”.

Francisco Gomes considera “inaceitável que agentes ao serviço do país vivam longe das famílias, muitas vezes em condições indignas, sem qualquer compensação adequada, situação que agrava a instabilidade emocional e destrói os laços familiares”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas