João Carlos Gouveia, candidato do PS a São Vicente, disse hoje, no Debate JM, que o projeto das grutas de São Vicente teve desde o início um problema de “falta de estudos aprofundados” e que agora, antes de avançar para qualquer solução para aquela atração turística, é “preciso estudar” para que “não haja o mínimo de dúvidas sobre a segurança” daquele espaço.
Depois, defendeu que “as grutas não podem estar em competição com outras atividades ligadas ao turismo”, devendo antes integrar um plano integrado que envolva não só as grutas como a vila, o calhau e até à Fajã da Areia - afirmou.
Em sua opinião, as grutas “nunca podem ser concessionadas a ninguém” e devem ser geridas pela Câmara Municipal de São Vicente.
João Carlos Gouveia disse, por outro lado, que “tudo o que estiver bem feito em matéria de apoios sociais” não será para alterar, se vencer, e considerou que, a este nível, o atual executivo fez um trabalho “extraordinário”, embora acredite que seja possível melhorar os níveis de eficiência. Disse até que se for presidente, ficará diretamente com a gestão dessas matérias.
Na área económica, o candidato quer atrair mais pessoas e empresas para o concelho, e, para isso, promete dar-lhes “condições”.
Nesse sentido, com recursos a fundos europeus, pretende criar uma incubadora tecnológica, bem como um centro empresarial de serviços, além de políticas para fomentar a construção de novas habitações.
“O nosso foco é utilizar os fundos europeus para fixar empresas e cidadãos no concelho”, referiu.