MADEIRA Meteorologia

D. Nuno Brás crê que o ser humano irá adaptar-se à inteligência artificial

Data de publicação
16 Maio 2024
18:54

“Como a revolução industrial, muito possivelmente também a inteligência artificial fará uma revolução, mas o ser humano tem uma capacidade de adaptação muito grande e não deixamos de ser humanos depois da revolução industrial. Na inteligência artificial sucederá também a mesma coisa”, afirmou à Agência Ecclesia o bispo do Funchal.

A declaração de D. Nuno Brás aconteceu à margem do encontro ‘Humanidade e inteligência artificial: um olhar o futuro, o compromisso da Igreja’, que decorreu até hoje, em Alfragide, juntando cerca de quatro dezenas de assessores e porta-vozes das conferências episcopais da Europa.

O líder da Igreja Católica madeirense crê que a inteligência artificial “deve ser considerada uma ferramenta e que é preciso contar com ela”, nomeadamente na sua “dimensão criativa”.

D. Nuno Brás defende que a inteligência artifical não substitui o ser humano, “porque apenas o ser humano tem intencionalidade, procura a verdade e dá sentido à existência”, e que a grande questão do avanço tecnológico é a “liberdade”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas