Criadores de gado em Santana estão em alvoroço após dois cães ter atacado cerca de 30 ovelhas. 20 das quais morreram e as restantes ficaram bastante feridas.
Os ataques terão acontecido no passado fim de semana, na freguesia de Santana e pelo menos cinco criadores de ovelhas foram afetados.
O presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes, diz que a autarquia tudo tem feito para capturar os cães e adianta que um deles, que foi adotado no canil da própria autarquia e que está identificado com chip, já foi entregue na manhã desta quinta-feira, no canil.
À solta continua um segundo cão, considerado um animal errante. a sua captura será tentada esta sexta-feira por um especialista contratado pela autarquia.
Dinarte Fernandes diz entender a revolta dos criadores de gado e lamenta que a lei não autorize o abate desses cães que têm atacado as ovelhas por isso, vai expôr o problema na próxima reunião da Associação de Municípios da Madeira (AMRAM) que se estabeleça um protocolos com uma entidade que possa intervir neste tipo de situações
Flávio Matta