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Crescer e Salesianos promovem "Terapia em Meio Aquático"

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Data de publicação
11 Abril 2023
14:21

O Crescer, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e a Escola Salesiana de Artes e Ofícios, estabeleceram um protocolo de parceria com o complexo de piscinas dos Salesianos do Funchal, para dar início a um novo serviço direcionado à população infantojuvenil com perturbações do neuro desenvolvimento e/ou neurológicas.

O projeto, "Terapia em Meio Aquático", é dirigido a crianças, jovens e/ou adultos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais ou outras pessoas que necessitam, beneficiam e se interessam por uma intervenção individualizada e em meio aquático, de acordo com as caraterísticas de cada um e com a sua adaptação a este meio.

"O meio aquático é dos ambientes mais ricos e diversos para a estimulação do desenvolvimento neuro sensoriomotor nas crianças, pelo que a terapia em meio aquático, realizada por profissionais com formação especializada na área, é um meio que potencializa o neuro desenvolvimento infantil.

A tipologia destas sessões caracteriza-se por serem individuais com a duração de 30 minutos, à qual acresce o tempo de entrada e saída da água, bem como a higiene. Estas sessões são realizadas por uma terapeuta ocupacional, na piscina de aprendizagem do Complexo de Piscinas dos Salesianos do Funchal, com vários materiais lúdicos (como pranchas, rolos, material de sopro, bolas ou argolas) e engloba objetivos relacionados com a adaptação e autonomia no meio aquático, bem como outros aspetos do desenvolvimento neuro sensoriomotor", é explanado pelo Centro Crescer em nota enviada à redação.

No que concerne às sessões, há a salientar as "individuais e com a duração de 45 minutos em meio aquático, à qual acresce o tempo de entrada e saída da água, bem como a higiene", tal como a "utilização de diferentes estratégias e métodos de intervenção, como atividades e circuitos psicomotores, método halliwick, relaxação terapêutica em meio aquático, entre outros que se enquadrem na intervenção e de acordo com as caraterísticas do indivíduo e do plano de intervenção definido".

Romina Barreto

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