MADEIRA Meteorologia

Construção de teleférico no Curral das Freiras em consulta pública na próxima semana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Fevereiro 2022
18:06

O anteprojeto e o estudo de impacto ambiental para a construção do teleférico do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, deverão ficar disponíveis para consulta pública na próxima semana, foi hoje anunciado.

A informação foi prestada pelo presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da região, Manuel Filipe, na Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente da Assembleia Legislativa da Madeira, onde foi ouvido, a pedido do PSD, sobre a implementação de um teleférico e de um parque de aventuras radicais na freguesia do Curral das Freiras.

Manuel Filipe adiantou que o anteprojeto e o estudo de impacto ambiental deverão ficar disponíveis para consulta pública na próxima semana, de forma que os cidadãos possam "contribuir com as suas opiniões e sugestões".

Segundo o responsável, o estudo já foi entregue na direção regional de Ambiente, "que tem a competência de analisar e determinar a declaração de impacte ambiental".

O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira explicou que o teleférico contará com três estações, designadamente no Curral das Freiras, no Jardim da Serra e no Paredão.

"Relativamente à questão das áreas, é importante também referir que apenas na zona do Paredão a pequena infraestrutura que lá ficar coincide com a área protegida", afirmou, acrescentando que se está a falar de "maciço montanhoso central" e não de Laurissilva.

Manuel Filipe salientou também que, com cerca de três quilómetros, este será o segundo teleférico mais longo da Europa, estimando-se que irá gerar entre 35 e 40 postos de trabalho.

Já durante a construção, prevista durar 12 meses, deverão ter emprego na obra cerca de 50 pessoas, indicou.

O projeto inclui ainda a construção de um parque de aventuras radicais na zona da Boca da Corrida, que contará igualmente com um pequeno restaurante.

Segundo o presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, este anteprojeto surgiu "dos anseios do Governo Regional", de coligação PSD/CDS-PP, e pretende "ajudar na promoção do turismo naquela zona".

No que toca ao investimento, o executivo insular pretende que seja integralmente privado e estima que se cifre na ordem dos 31 milhões de euros.

Referindo-se às críticas que têm sido feitas à construção de um teleférico no Curral das Freiras, Manuel Filipe referiu que "muito do que se tem dito é mera especulação", uma vez que só agora os documentos serão tornados públicos.

O instituto estima que cerca de 300 pessoas venham a utilizar diariamente o teleférico do Curral das Freiras.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que ainda se justifica que o dia anterior ao ato eleitoral seja de reflexão?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas