MADEIRA Meteorologia

Construção de teleférico no Curral das Freiras em consulta pública na próxima semana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Fevereiro 2022
18:06

O anteprojeto e o estudo de impacto ambiental para a construção do teleférico do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, deverão ficar disponíveis para consulta pública na próxima semana, foi hoje anunciado.

A informação foi prestada pelo presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da região, Manuel Filipe, na Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente da Assembleia Legislativa da Madeira, onde foi ouvido, a pedido do PSD, sobre a implementação de um teleférico e de um parque de aventuras radicais na freguesia do Curral das Freiras.

Manuel Filipe adiantou que o anteprojeto e o estudo de impacto ambiental deverão ficar disponíveis para consulta pública na próxima semana, de forma que os cidadãos possam "contribuir com as suas opiniões e sugestões".

Segundo o responsável, o estudo já foi entregue na direção regional de Ambiente, "que tem a competência de analisar e determinar a declaração de impacte ambiental".

O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira explicou que o teleférico contará com três estações, designadamente no Curral das Freiras, no Jardim da Serra e no Paredão.

"Relativamente à questão das áreas, é importante também referir que apenas na zona do Paredão a pequena infraestrutura que lá ficar coincide com a área protegida", afirmou, acrescentando que se está a falar de "maciço montanhoso central" e não de Laurissilva.

Manuel Filipe salientou também que, com cerca de três quilómetros, este será o segundo teleférico mais longo da Europa, estimando-se que irá gerar entre 35 e 40 postos de trabalho.

Já durante a construção, prevista durar 12 meses, deverão ter emprego na obra cerca de 50 pessoas, indicou.

O projeto inclui ainda a construção de um parque de aventuras radicais na zona da Boca da Corrida, que contará igualmente com um pequeno restaurante.

Segundo o presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, este anteprojeto surgiu "dos anseios do Governo Regional", de coligação PSD/CDS-PP, e pretende "ajudar na promoção do turismo naquela zona".

No que toca ao investimento, o executivo insular pretende que seja integralmente privado e estima que se cifre na ordem dos 31 milhões de euros.

Referindo-se às críticas que têm sido feitas à construção de um teleférico no Curral das Freiras, Manuel Filipe referiu que "muito do que se tem dito é mera especulação", uma vez que só agora os documentos serão tornados públicos.

O instituto estima que cerca de 300 pessoas venham a utilizar diariamente o teleférico do Curral das Freiras.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas