MADEIRA Meteorologia

Comissão de Recursos Naturais e Ambiente envia três diplomas para debate em plenário

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Fevereiro 2021
15:05

Os deputados da Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente enviaram, hoje, para debate em plenário o Projeto de Decreto Legislativo Regional, do PCP, que "consagra medidas de promoção do escoamento de bens alimentares da pequena agricultura e agricultura familiar e cria um regime público simplificado para aquisição e distribuição de bens alimentares provenientes da pequena e média agricultura e pecuária regional e da agricultura familiar, combatendo o desperdício alimentar".

"A forma do Decreto Legislativo Regional resulta da necessidade de desenvolver mecanismos para combater o desperdício alimentar", pode ler-se no diploma alvo da primeira apreciação parlamentar.

Também o Projeto de Resolução, do Partido Comunista Português, para a "valorização dos poios na Região Autónoma da Madeira" foi apreciado e considerado apto para debate no hemiciclo.

O PCP recomenda "ao Governo Regional que, no âmbito das suas responsabilidades e competências, de forma autónoma e/ou em articulação com outras entidades, e nomeadamente dando uso aos apoios comunitário especificamente previstos para a Região, desenvolva todos os processos e trâmites necessários para concretizar medidas consequentes, adequadas e efetivas que garantam a valorização, proteção, conservação e promoção dos poios do Arquipélago da Madeira, reconhecendo assim o seu valor enquanto expressão do património cultural rural desta Região e exemplo de paisagem humanizada em harmonia com a envolvência natural que a enquadra".

A Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente remeteu ainda para plenário o Projeto de Resolução, do PCP, intitulado "os deveres de resposta pública aos prejudicados pelo pombo-torcaz".

O deputado único pretende que o Governo Regional faça "o levantamento dos prejuízos causados pelo pombo-torcaz, no presente ano, aos produtores agrícolas nesta Região Autónoma", e que assuma "a responsabilidade de indemnizar os agricultores que venham a ser considerados como prejudicados pela ação do pombo-torcaz".

Os parlamentares deste grupo especializado de trabalho aprovaram ainda, por deliberação eletrónica, a redação final do Decreto que "Cria a rede de monumentos naturais da Região Autónoma da Madeira".

Com este Decreto Legislativo Regional são adicionados mais 13 Monumentos Naturais à Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira (o Pico de Ana Ferreira; o Ilhéu de Cima; o Ilhéu da Cal; a Praia do Porto Santo; o Edifício Vulcânico das Ilhas Selvagens; a Ponta de São Lourenço; a Disjunção Prismática da Foz da Ribeira do Faial; a Queda de Água do Véu da Noiva; a Escoada da Foz da Ribeira da Janela; o Ilhéu Mole; o Maciço Montanhoso Central; o Glaciar de Planalto do Paul da Serra e a Ponta do Garajau).

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas