MADEIRA Meteorologia

Combate ao estigma dos sem-abrigo: Helena Leal realça balanço muito positivo da iniciativa da CMF

Data de publicação
30 Abril 2025
15:35

Decorreu, hoje, na Sala da Assembleia Municipal e com a presença da vereadora Helena Leal, a Sessão de Encerramento do Projeto “Prevenção e Combate ao Estigma e Discriminação das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo: Uma Abordagem em Contexto Escolar”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal e inserida no Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo ainda ontem aprovado em Assembleia Municipal, realizada na Freguesia de São Gonçalo, no âmbito da deslocalização destas sessões.

A vereadora Helena Leal efetuou um balanço muito positivo a esta iniciativa, que sua primeira fase já chegou a 1.600 crianças e famílias no concelho, com o objetivo de promover a empatia, alertar para os riscos e sensibilizar desde cedo para as causas que levam à exclusão social.

Refira-se ainda que neste atual mandato já foram retiradas, da rua 16 pessoas.

Recorde-se que este projeto se desenvolveu em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Tecnologia, envolvendo 24 escolas públicas do Funchal (do 1º, 3º Ciclos e Secundários), chegando a 1615 alunos (85 turmas), sendo operacionalizado pela Divisão de Saúde e Bem-Estar do Departamento de Educação e Saúde, Social e Inclusão da CMF.

Note-se que a autarquia tem vindo a efetuar um conjunto de iniciativas com as pessoas em situação de sem-abrigo, tendo sido realizado, nesta área, um investimento de 1,3 milhões de euros no mandato e que inclui a criação de duas habitações solidárias, uma para homens, outra para mulheres.

Outra das iniciativas da Câmara Municipal do Funchal integradas no Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, que tem m cinco eixos de intervenção e 63 medidas concretas, das quais 54 já implementadas foi a criação e atuação de uma equipa multidisciplinar de rua da autarquia, a CIMA – Funchal, que envolve profissionais de várias áreas e que tem realizado várias ações, no terreno, sempre em articulação com outras entidades.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas