A “grave e preocupante situação funcional” da PSP na Madeira, levou Francisco Gomes, deputado do Chega em São Bento, a requerer a audição parlamentar da ministra Margarida Blasco. Em causa, revela, estão inúmeras denúncias que demonstram que a Região está a ser “esvaziada de meios, ignorada pelas chefias e traída pelo próprio Estado”.
Este o assunto que faz manchete no JM desta quarta-feira. Uma foto com o trânsito caótico na Via Rápida é acompanhada de um título que dá a entender que a Madeira quer reduzir o ruído naquele acesso viário.
Eduardo Jesus anuncia barreiras acústicas nos troços mais afetados para “melhorar a qualidade ambiental na Madeira”. Os planos de ação focam-se em três vias.
No que toca às Autárquicas, no Funchal, conheça a equipa de Jorge Carvalho candidata à Câmara, a qual aposta na continuidade mas abre a porta à renovação. A coligação PSD/CDS assegura a permanência de metade dos atuais presidentes de Junta. E indica ao JM que os novos rostos seguem “critérios de experiência autárquica”.
Em Câmara de Lobos, Miguel Ganança volta a ser candidato em Câmara de Lobos.
Filipe Sousa, deputado do JPP na Assembleia da República, mostra injustiças da mobilidade a Marcelo Rebelo de Sousa.
Hoje é o dia Mundial do bordado, cujo futuro justifica uma discussão.
Guida Vieira mostra preocupação com o artesanato madeirense, que diz caminhar para a extinção. Marisa Santos, do IVBAM, revela medidas para contrariar essa tendência.