Já há luz verde para avançar com plano de construção de nova habitação social no Funchal até 2024.
A Câmara Municipal do Funchal recebeu esta semana a validação final por parte do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), relativamente à programação financeira prevista no acordo de colaboração assinado no final do ano passado com a Secretaria de Estado da Habitação, no âmbito do Programa 1.º Direito.
O acordo prevê o financiamento para a construção de nova habitação social no concelho até 2024. Neste sentido, para este ano, estão previstos 1,5 milhões de euros de investimento em habitação social no Funchal, nomeadamente para o lançamento da construção de um conjunto habitacional na Nazaré, com 33 fogos, e para o início do processo de aquisição de cinco edifícios devolutos no centro da cidade, que serão posteriormente reabilitados para fins habitacionais permitindo a criação de mais 24 fogos.
Miguel Silva Gouveia, presidente da autarquia, recorda que "este acordo de colaboração com o IHRU compreende, no total, um investimento de 28 milhões de euros em 202 novos fogos até 2024, que vão realojar entre 800 a 900 funchalenses que vivem, neste momento, em condições habitacionais indignas".
Leia esta notícia na íntegra na edição impressa desta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, no JM-Madeira.
Alberto Pita