MADEIRA Meteorologia

CIMH aponta para consequências na maternidade derivadas da desigualdade laboral

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
25 Janeiro 2025
12:04

No encontro temático e formativo sobre ‘Maternidade e Paternidade - direitos sociais e laborais a respeitar!’, que teve lugar ontem, no Funchal, a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) concluiu que “a vida das mulheres trabalhadores no País piorou nos últimos anos”.

Em comunicado, sublinha que há mais desemprego, mais precariedade, mais pobreza e exclusão social e, por outro lado, menos acesso à saúde e à habitação, bem como menos poder de compra. “Todos estes fatores são decisivos na escolha de ter (ou não) filhos”, alerta.

”As jovens trabalhadores estão ainda mais exposta à insegurança no emprego do que os jovens do sexo masculino: 21,8% das jovens têm vínculos precários”, aponta a CIMH, aditando que “a desvalorização das habilitações detidas pelos trabalhadores em termos salariais verifica-se há mais de uma década, desde 2006, sendo ainda maior no caso das mulheres trabalhadoras”.

A Comissão evidencia ainda a emigração encontrada como solução para muitos jovens, considerando “imperioso inverter este caminho”.

”Há que criar emprego estável, com salários valorizados, carreiras profissionais dignificadas, horários de trabalho regulados que permitam a consciencialização entre o trabalho e a vida familiar e pessoal, que contribuam para reduzir a emigração e aumentar a taxa de natalidade no continente e na Região”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas