MADEIRA Meteorologia

Chega volta a insistir no fim da sobrelotação de casas por imigrantes

Data de publicação
05 Setembro 2025
11:10

A candidatura do Partido Chega à Câmara Municipal do Funchal considerou hoje “inaceitável a sobrelotação de habitações por imigrantes”, descrevendo-a como um “atentado à saúde pública e aos direitos humanos”. O candidato à presidência da Câmara, Luís Filipe Santos, propõe medidas para defender “a dignidade habitacional e a qualidade de vida das famílias funchalenses.”

Entre as iniciativas apresentadas estão a fiscalização rigorosa, com vistorias municipais regulares em parceria com a PSP e aplicação de coimas pesadas a senhorios que explorem imigrantes, transformando casas em dormitórios indignos. A candidatura propõe ainda a criação de “regras claras”, incluindo espaço mínimo por pessoa e condições obrigatórias de higiene e salubridade, e “tolerância zero à exploração, com taxa municipal contra arrendamento abusivo e linha direta de denúncia anónima para casos de sobrelotação.”

Luís Filipe Santos defende também o planeamento urbano e habitação acessível, através da recuperação de edifícios devolutos para arrendamento social e apoio a famílias funchalenses e residentes legais.

O candidato sublinha: “No Funchal ninguém viverá em condições indignas. Vamos pôr fim à exploração e devolver habitação digna às nossas famílias. O que se está a passar em diversas artérias da nossa cidade é vergonhoso e um atentado à saúde pública.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas