MADEIRA Meteorologia

Chega defende voto dos emigrantes nas regionais e alívio fiscal como reforço da autonomia

Data de publicação
05 Março 2025
10:17

O Chega-Madeira quis reafirmar um “compromisso com o reforço da autonomia da Região Autónoma da Madeira”, defendendo medidas que, como refere o partido, garantem “maior independência política e económica para os madeirenses”.

“No seu programa eleitoral, o partido propõe a revisão da Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Madeira para permitir que os emigrantes com residência na Região possam votar nas eleições legislativas regionais”, refere o Chega em nota de imprensa, uma medida que “visa corrigir uma injustiça que exclui madeirenses que investem, pagam impostos e aplicam as suas poupanças na Madeira do direito de escolher os seus representantes no parlamento regional.”

Para Miguel Castro, cabeça de lista do Chega-Madeira às eleições de 23 de março, esta é “uma questão central” para a autonomia da Região. “Se os madeirenses na diáspora já votam para a Presidência da República e para a Assembleia da República, é absurdo que sejam impedidos de participar nas decisões políticas da sua própria Região. Estamos a falar de cidadãos que continuam ligados à Madeira, que contribuem para a sua economia e que merecem ter voz nas escolhas que afetam o seu futuro e o da sua terra”, sublinha.

A par desta revisão à lei eleitoral, o partido propõe uma alteração à Lei de Finanças Regionais para permitir “um verdadeiro alívio fiscal às famílias e empresas madeirenses”. “Esta medida é essencial para reduzir a dependência da Região do Orçamento do Estado, fortalecendo a sua capacidade de decisão e permitindo um modelo fiscal mais ajustado às especificidades da Madeira”, acrescenta o partido.

“Precisamos de mais autonomia financeira para podermos definir políticas fiscais que beneficiem diretamente os madeirenses e não fiquemos reféns das decisões centralistas de Lisboa”, afirma Miguel Castro.

O Chega sublinha que já tem um projeto em fase de conclusão para ser submetido à Assembleia da República pelo seu deputado eleito, garantindo que estas propostas saem do papel e se transformam em realidade. “O reforço da Autonomia faz-se com ação. Não basta proclamar a defesa da Madeira, é preciso apresentar soluções concretas e lutar por elas. É isso que estamos a fazer”, reforça Miguel Castro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas