MADEIRA Meteorologia

Chega acusa Governo Regional de “negligência criminosa” nos incêndios

Data de publicação
09 Outubro 2024
18:41

Francisco Gomes, deputado madeirense eleito pelo Chega para a Assembleia da República, afirmou que a “conduta do Governo Regional durante os incêndios que assolaram a Madeira no passado mês de agosto foi incompetente, negligente e criminosa”.

A observação foi feita numa audição à ministra da Administração Interna, que decorreu hoje na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades de Garantias.

Na sua intervenção, o parlamentar do Chega começou por referir que considera “inadmissível” que haja quem classifique como uma “desgraça” e “vergonha” o trabalho da comissão e da Assembleia da República, apenas porque aqueles órgãos exigem rigor e garantias de que a Causa Pública é o foco dos decisores “e não qualquer outra necessidade ou dependência”.

Realçando que “o insulto nunca pode vencer as regras democráticas”, Francisco Gomes sublinhou que as auscultações técnicas que têm vindo a ser feitas no âmbito das audições sobre os incêndios têm posto a descoberto um “fosso” que separa aquilo que são, a seu ver, os factos da “narrativa falaciosa” que o governo regional quis passar aos madeirenses.

Assim, o deputado do Chega enumerou algumas daquelas que são, na sua opinião, áreas de grande contrariedade, nomeadamente no que toca à “capacidade operacional, eficácia da resposta dada, tempos dos pedidos de ajuda à República e integração da Região nos sistemas de resposta, tais como o Plano Nacional de Gestão de Fogos”.

“As histórias mal contadas do Governo Regional têm sido todas desmontadas pelas avaliações de técnicos e de especialistas que o Governo Regional não intimida, nem controla. É óbvio que a gestão dos incêndios foi feita com base em pressupostos falhados, negligência e uma dose indecorosa de mentiras.”

Na sua intervenção, Francisco Gomes sublinhou que, “enquanto o governo regional não reconhecer os erros que cometeu, a Região não dará os passos que tem ainda de dar em matéria de prevenção de incêndios e de Protecção Civil para evitar que catástrofes semelhantes á de agosto ou até outras não voltam a ter lugar”.

Além disso, o deputado do Chega reforçou que a liderança regional carece de humildade para “fazer o trabalho de casa que não tem feito” e, assim, estar mais bem preparada para proteger o património e as populações.

“O governo regional chama de tudo a quem exige fiscalização. Mas, esses, a quem rotula de ‘abutres’ e ‘políticos falhados’ têm exposto e continuarão a expor a incompetência criminosa de uma liderança que não só falha aos madeirenses, mas que os envergonha com a sua arrogância e leviandade.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas