MADEIRA Meteorologia

Chefs Júlio Pereira e Álvaro Garrido homenageiam património gastronómico da Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Novembro 2023
12:14

No próximo sábado, dia 25 de novembro, o chef Júlio Pereira recebe no KAMPO o chef Álvaro Garrido, do restaurante Mina, em Bilbao, Espanha, distinguido com uma estrela Michelin.

Este é o 11º evento a decorrer no âmbito do projeto "12 Chefs 12 Meses" que, durante este ano, tem reunido personalidades emblemáticas do panorama gastronómico nacional e internacional, com o objetivo de celebrar e divulgar o património gastronómico, histórico e cultural da região da Madeira, destacando internacionalmente a gastronomia e os produtos madeirenses.

Conforme explana Júlio Pereira, chef e proprietário do restaurante KAMPO, em cima da mesa estará "um menu muito especial para a ocasião, preparado com produtos sazonais da região, em homenagem à gastronomia madeirense", preparado a quatro mãos.

"A cozinha do chef Álvaro define-se pelos contrastes, pela improvisação e também pela intuição, sendo uma cozinha global, sem barreiras. O trabalho de Álvaro Garrido passa também pela adaptação de técnicas de outras culturas gastronómicas, utilizando, maioritariamente, produtos locais. Por tudo isto, faz todo o sentido tê-lo aqui na Madeira para participar nesta nossa iniciativa", aditou o chef, que mais reiterou o seu compromisso com a valorização da Madeira enquanto destino turístico gastronómico de excelência.

". Este arquipélago tem uma grande riqueza, cultural e gastronómica, que vale - mesmo - a pena ser partilhada com o resto do mundo", vincou.

Por seu turno, o chef Álvaro Garrido enalteceu a honra que é juntar-se a Júlio Pereira neste evento especial, que "celebra a riqueza e autenticidade da gastronomia madeirense".

"Estou muito curioso para conhecer os recantos deste arquipélago e os melhores produtos que tem para oferecer. Esta experiência irá, seguramente, enriquecer o meu trabalho, sempre focado na inovação, e inspirar-me em criações futuras", declarou.

Conforme informa uma nota enviada à redação, após concluir os estudos, e graças à sua constante busca por mais aprendizagem, Álvaro Garrido decidiu mudar-se para Barcelona, tendo estado no EspaiSucre, com Jordi Butrón e Jean-Luc Figueras.

"Posteriormente, trabalhou como chef executivo do Las Rejas (Manolo de la Osa), restaurante detentor de uma estrela Michelin. Continuou com a sua formação e especializou-se em pastelaria, com Paco Torreblanca, um dos melhores pasteleiros do mundo. No ano de 2006, abriu o seu próprio restaurante, o Mina, em Bilbao, onde dá asas à sua criatividade e coloca a sua paixão e visão em cada criação que apresenta", pode ler-se ainda.

O chef Álvaro Garrido já conquistou diversos galardões, nomeadamente o prémio "Chef Revelação 2010" do guia Lo Mejor de la Gastronomía 2010 e a distinção de "Chef Millesime", em 2011. Em 2012, recebeu uma estrela Michelin e, em 2015, foi galardoado com dois Repsol Sun pelo guia Repsol. No ano seguinte, conquistou o prémio nacional "Sabores del Arco Atlántico" e, em 2017, recebeu o "Prémio Euskadi", pela Academia Vasca de Gastronomía.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas