Foram entregues, esta manhã, cerca de mil macieiras a 28 fruticultores da Região, a grande maioria associados à produção de ‘Sidra da Madeira - Indicação Geográfica (IG)’, numa cerimónia que decorreu no Centro de Desenvolvimento da Fruticultura Subtropical, nas Quebradas.
Presente na ocasião, Humberto Vasconcelos, secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, lembrou que as macieiras foram fornecias pela Associação de Agricultores da Madeira, ao abrigo de um protocolo de cooperação financeiro celebrado com a Secretaria que tutela, tratando-se de uma estratégia que visa a criação de novos pomares e dar vidas aos que se encontram abandonados.
"São cerca de cinco mil, as plantas que vão ser entregues aos produtores", adiantou o governante, explicando que, no fundo, o intuito é o de ter um conjunto de produtores com bons pomares, como forma de melhorar as produções com as novas macieiras nas diferentes variedades, para haver sidra "com ainda mais qualidade", vincou.
"Esta era uma área que andou um pouco esquecida no passado, atualmente falamos das sidras, que é preciso melhorar a qualidade das nossas sidras, o que é bom, para que daqui a uns anos as sejam uma referência na Madeira", notou.
Humberto Vasconcelos observou ainda que a produção da sidra tem cativado a atenção de pessoas mais jovens, seja por lazer ou pelo gosto de terem a sua própria marca. "Mas não nos podemos também esquecer o trabalho que fazem e fizeram os produtores mais antigos", sustentou o governante.
Bruna Nóbrega