Cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se esta tarde no caminho dos Balcões, no Ribeiro Frio para participarem numa sessão de sensibilização e de recolha de lixo naquele percurso pedestre, numa iniciativa da Casa do Povo de São Roque do Faial.
"O balanço da iniciativa foi positivo e, quando assim é, ficamos satisfeitos", diz a Casa do Povo de São Roque do Faial em comunicado enviado à redação.
Segundo a entidade local, o lixo recolhido "foi muito pouco", o que revela que, "de ano para ano, os utilizadores daquele percurso vão tendo mais cuidado com a natureza, nomeadamente não deitando no chão, nem pelas encostas circundantes, lixo".
O principal objetivo desta atividade era a sensibilização para não deitar lixo no chão e assim preservar a natureza e isso "foi conseguido junto das centenas de pessoas que o grupo foi encontrando ao longo do caminho".
Após a recolha do lixo, os participantes na iniciativa foram até ao Posto Aquícola do Ribeiro Frio, onde foram recebidos por um técnico do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, que os elucidou para a importância da preservação da Floresta Laurissilva. Aproveitou para, também, explicar o funcionamento daquele posto aquícola realçando a sua importância para o repovoamento das trutas nos curso de água da nossa região.
Daniel Faria