MADEIRA Meteorologia

Centro de Dia e de Noite da Garouta do Calhau em fase de conclusão

Data de publicação
04 Junho 2025
12:18

Correm a bom ritmo as obras de finalização do projeto ‘Centro de Dia e Centro de Noite da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau’, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 2,3 milhões de euros.

“Este projeto viabilizou uma grande obra de reabilitação da Quinta Esperança, uma antiga moradia unifamiliar, adaptando-a para a instalação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)”, explicou a secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, ontem, durante uma visita que contemplou todos os espaços dinamizados pela Garouta do Calhau.

Paula Margarido recorda que o objetivo do Governo Regional é retardar ao máximo o internamento institucional dos idosos e prolongar o seu bem-estar físico e emocional, sem descurar o necessário investimento nos lares cuja necessidade será perentória em determinadas fases do natural processo de envelhecimento.

De acordo com a governante, o novo espaço a disponibilizar pela Garouta do Calhau vai criar 50 novas vagas em Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), 20 vagas em centro de noite e 30 vagas em centro de dia.

A nova infraestrutura foca-se no desenvolvimento de um projeto altamente eficiente em termos energéticos, contemplando a integração das novas tecnologias na gestão do dia a dia da organização.

Ontem, a secretária regional de Inclusão acompanhou o andamento das obras de reabilitação da Quinta Esperança. Paula Margarido fez também questão de se deslocar aos centros de dia I e II da Várzea e das Romeiras, assim como aos centros comunitários da Várzea, Viveiros, Murteiras e Santo Amaro.

Em contacto com os utentes e com as equipas afetas à Associação liderada por Ricardo Silva, a governante pôde constatar o vasto programa de atividades físicas, cognitivas e de promoção de saúde proporcionadas nos diversos espaços, revelando-se muito grata com os testemunhos de satisfação dos utentes e a sua plena integração na comunidade Garouta do Calhau.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas