MADEIRA Meteorologia

CDU relança campanha ‘Aumentar salários e pensões para uma vida melhor’

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
02 Junho 2025
19:21

A CDU realizou hoje, no centro do Funchal, uma ação de contacto com trabalhadores e com a população em geral, no âmbito do relançamento da campanha nacional ‘Aumentar salários e pensões para uma vida melhor’.

Na apresentação da iniciativa, o dirigente da CDU Ricardo Lume afirmou que esta iniciativa, de âmbito nacional, e que decorrerá ao longo desta semana, tem como objetivo assegurar o contacto direto, a auscultação, o diálogo e o compromisso com trabalhadores, pensionistas, jovens, mulheres e as populações em geral, dando seguimento ao trabalho iniciado em setembro de 2024.

Na Região, esta campanha será levada às empresas e locais de trabalho onde a exploração mais se faz sentir, mas também às ruas, praças e unidades de saúde.

Ricardo Lume destacou ainda que “esta ação privilegia o contacto direto com as pessoas e visa dar expressão ao descontentamento e à denúncia de situações de injustiça, exigindo respostas concretas a esses problemas por meio de um abaixo-assinado. Trabalhadores, pensionistas, jovens e o povo em geral enfrentam grandes dificuldades nas suas vidas. Os salários e pensões em Portugal estão entre os mais baixos da União Europeia e não acompanham o aumento do custo de vida, em especial no que diz respeito a alimentos e habitação!. Além disso, Ricardo Lume adianta que “os serviços públicos estão a degradar-se, tornando a vida cada vez mais difícil para todos. As opções do Governo, que favorecem os interesses dos grandes grupos económicos e os seus lucros escandalosos, traduzem-se em incerteza e instabilidade para quem trabalha ou trabalhou”

O dirigente da CDU concluiu sublinhando que “esta realidade não é uma inevitabilidade. Precisamos, exigimos e temos direito a um aumento geral dos salários e das pensões, que valorize o poder de compra, garanta o direito à habitação com a redução dos seus custos, defenda melhores serviços públicos – particularmente na saúde e na educação. Com esta ação nacional, pretendemos não só denunciar os problemas que hoje afetam os trabalhadores e o povo, mas também apresentar soluções concretas para a sua resolução”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas