MADEIRA Meteorologia

CDU denuncia: Governo Regional “burlou” os armadores e pescadores da Câmara de Lobos

Data de publicação
01 Março 2025
12:54

A CDU esteve este sábado no concelho de Câmara de Lobos para criticar a gestão do Governo Regional da Madeira relativamente à renovação da frota pesqueira dedicada à captura do Peixe Espada Preto. Durante a ação, o deputado Ricardo Lume acusou o executivo de Miguel Albuquerque de não cumprir as promessas feitas nos últimos orçamentos regionais.

“A CDU sempre lutou para que o Orçamento Regional disponibilizasse verbas para a renovação da frota pesqueira, especialmente a voltada para a captura do Peixe Espada Preto, que continua a operar em condições inaceitáveis”, afirmou Ricardo Lume.

O deputado recordou que, com o apoio da CDU, foi incluída uma verba de 1 milhão de euros no Orçamento Regional de 2023 para a renovação da frota. No entanto, lamentou que este montante não tenha sido executado. “O Governo Regional afirmou, na ocasião, que precisava de uma autorização da União Europeia para conceder o apoio a fundo perdido para a renovação da frota pesqueira, autorização essa que, segundo os próprios governantes, foi concedida em dezembro de 2023, num valor de 5 milhões de euros para essa finalidade”, destacou.

Ricardo Lume sublinhou ainda que os orçamentos para 2023 e 2024 previam um total de 2 milhões de euros para a renovação da frota, mas que esse dinheiro não foi utilizado. “Em segundo lugar, lamentavelmente, o PSD, com o apoio do CDS, estavam a se preparar para aprovar o Orçamento Regional para 2025, que previa apenas 1 milhão de euros para o apoio à renovação da frota pesqueira, em vez de, no mínimo, somar ao montante os valores não executados nos orçamentos anteriores”, acrescentou.

O deputado foi ainda mais crítico ao afirmar que “mais uma vez, o Governo de Miguel Albuquerque ‘burlou’ os madeirenses, e, em particular, os pescadores e armadores, ao prometer valores para a renovação da frota pesqueira nos últimos orçamentos regionais, mas que ainda não passaram do papel”.

Para Ricardo Lume, a demora na renovação da frota coloca em risco a atividade pesqueira e a economia da Região. “É urgente garantir a renovação rápida da frota pesqueira do Peixe Espada Preto. Caso contrário, esta atividade corre sérios riscos de extinção, com consequências dramáticas para a economia da Região. A ausência de uma política regional de defesa do setor pesqueiro já está a ter impactos graves, como a significativa redução na pesca de ‘roama’”, alertou.

A CDU defende que o orçamento regional de 2025 deve garantir uma verba de 5 milhões de euros para a renovação da frota e que essa quantia seja efetivamente executada. “Essa realidade demonstra a importância da presença da CDU no Parlamento Regional para dar voz às justas reivindicações dos pescadores e armadores”, concluiu Ricardo Lume.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas