A candidatura do CDS às próximas Eleições Autárquicas deseja ver implementado um “Plano de Restauro da Paisagem de Câmara de Lobos” com vista ao acautelemento do “Ambiente e defenda os seus Recursos Naturais”.
”É indiscutível que a Paisagem Rural Humanizada da Madeira é o melhor cartaz turístico e encontra na orla costeira, nos vales e encostas de Câmara de Lobos, um dos seus maiores expoentes”, afirma a candidatura do CDS citada em comunicado de imprensa, no qual alerta para a necessidade de “valorizar a agricultura e, sobretudo a vinha, para manter a bela paisagem do concelho que ainda sobra”.
Para o CDS, tanto o Governo Regional, como a Câmara e as casas de vinhos do concelho “têm que estar atentos e agirem perante” o cenário de “perda de área agrícola e dos vinhedos, em particular na Caldeira, Garachico, Quinta Grande, Jardim da Serra e no Estreito, ex-libris do nosso concelho”.
“É preciso pagar melhor aos nossos agricultores e viticultores sob pena do imobiliário tomar conta das reservas de terra cultivadas que ainda persistem”, advogam os candidatos do CDS na referida nota, propondo, assim, “a criação de pequenos mercados para escoamento dos produtos nas diversas freguesias e a criação da rota do vinho e da rota da pesca, esta última para valorizar e promover toda a costa do nosso concelho e da nossa cidade”.
Os ‘centristas’ recordam que existem fundos europeus disponíveis para “restaurar a paisagem, melhorar o Ambiente, recuperar a biodiversidade e incentivar a recuperação de terrenos abandonados, quer agrícolas quer florestais, muitos deles atingidos pelos fogos, como aconteceu o ano passado no Jardim da Serra e no Curral das Freiras”.
”Temos que valorizar a cultura, a identidade, as tradições das nossas freguesias e do nosso povo e fazer disso mais valias económicas, criando emprego e gerando riqueza para todos”, concluem os candidatos.