MADEIRA Meteorologia

CDS defende revisão constitucional para reforçar autonomia da Madeira

Data de publicação
11 Fevereiro 2025
12:28

O CDS pretende “devolver o orgulho de ser madeirense” e apela à união das forças autonomistas para defender os direitos da Região junto do Estado. Em nota de imprensa, o partido alerta para a crise político-institucional que a Madeira atravessa, classificando-a como “a mais grave desde a criação dos Órgãos de Governo próprio da Região, em 1976”.

A revisão da Constituição e da Lei de Finanças Regionais surge como uma prioridade para o CDS, que defende o reforço dos poderes da Madeira e dos Açores, a garantia do princípio da continuidade territorial e a possibilidade de um sistema fiscal próprio. Internamente, o partido propõe a revisão do Estatuto Político-Administrativo e a introdução de medidas de transparência, como códigos de conduta e registos de interesses para titulares de cargos públicos.

O CDS sublinha que estas reformas são “tarefas inadiáveis” para fortalecer a democracia, reforçar a autonomia e recuperar a confiança dos cidadãos na política e nas instituições.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas