Devido à evolução da situação pandémica na Madeira, o Governo Regional decidiu cancelar as festividades de Carnaval
Em comunicado, o Governo Regional justifica a decisão por entender "não estarem reunidas as condições de segurança em termos de saúde pública para que o evento se realize" e decidiu assim cancelar as festas que teriam lugar entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março.
A decisão está a ser comunicada às associações e responsáveis pelas trupes, que este ano apresentaram um total de 19 candidaturas para o desfile de Carnaval.
O Governo Regional realça na mesma nota que foi "sensível às preocupações dos grupos envolvidos que transmitiram dificuldades na organização dos ensaios, pelo receio manifestado por parte dos participantes relativamente ao perigo de contágio."
Refere ainda que, ao contrário do que aconteceu na Festa da Flor que, em 2020 e 2021, pôde ser deslocada para outras alturas do ano sem prejuízo do seu propósito, as Festas de Carnaval não podem ser adiadas.
Para o Executivo Regional, a decisão mais acertada é assim a de cancelar os eventos previstos, esperando que, no próximo ano, seja possível voltar novamente a ter os foliões a desfilar nas ruas.
Catarina Gouveia