MADEIRA Meteorologia

Campanário comemora 507.º aniversário. Veja as imagens

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Maio 2022
11:50

A freguesia do Campanário assinala hoje os seus 507 anos, perpetuando a data com uma sessão solene, nas instalações do edifício que agrega a Casa do Povo, a Segurança Social e a Junta de Freguesia locais.

David Sousa, um jovem de apenas 30 anos que é o presidente da Junta de Freguesia local, faz as ‘honras da casa’, a ‘meias’ com Ricardo Nascimento, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, ambos eleitos pelo Movimento ‘Ribeira Brava Primeiro’, que por intermédio de Roberto Henriques lidera também a Assembleia de Freguesia. Susana Prada representou o Governo Regional.
A cerimónia iniciou-se com o hastear das bandeiras, no Centro Cívico, antes da realização de uma missa de Ação de Graças, na Igreja Paroquial de São Brás, que antecedeu esse momento protocolar.
Terra soalheira e em constante evolução, com um trabalho contínuo de melhorias, nomeadamente ao nível da acessibilidade, o Campanário é hoje um espaço bastante procurado para fixar residências, sendo muito os cidadãos que ali habitam, mesmo com atividades laborais em outros concelhos, nomeadamente no Funchal.
Torna-se, também por isso, essencial a requalificação do nó de acesso à via rápida e essa continua a ser uma prioridade municipal e governamental, com a autarquia da Ribeira Brava por estas alturas a aguardar a evolução do projeto, que é do Governo Regional, mas onde o foi ‘permitido’ ao município apresentar sugestões, sendo que a obra deverá ser lançada nos próximos tempos.
Por estas alturas, está em curso a construção do Caminho do Porto da Ribeira, segue-se o arranque da pavimentação do Caminho da Longueira e estão, ainda, a ser ultimados os procedimentos para iniciar a construção do Caminho do Tranqual.
No horizonte estão ainda melhoramentos no espaço museológico da Igreja Matriz e na Capela do Bom Despacho. Isto já depois de toda a requalificação do cemitério local e do espaço circundante à Igreja Paroquial de São Brás.
De acordo com os registos, a freguesia do Campanário foi fundada a 15 de maio de 1515. Até 1835 esteve integrada no concelho do Funchal, transitando, depois, entre 1835 e 1914 para município de Câmara de Lobos, sendo daí desagregada nessa altura e se ‘fixando’ na Ribeira Brava, o concelho mais novo da Região, datado de 6 de maio de 1914.
Diz a história que o Campanário "herdou o seu nome devido a um pequeno ilhéu próximo da costa que, aquando da primeira exploração através do litoral, aos descobridores, após a sua passagem pelo Cabo Girão, à distância, pareceu ter a forma duma sineira ou campanário".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas