MADEIRA Meteorologia

Câmara do Funchal aprova apoios e dá novo impulso ao PDM e iniciativas culturais

Data de publicação
26 Março 2026
12:45

O vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Carlos Rodrigues, destacou hoje, na reunião semanal do executivo, que todos os pontos submetidos à decisão foram aprovados por unanimidade. “Os pontos que nós levámos à decisão foram todos aprovados por unanimidade, o que constitui um motivo também de satisfação”, afirmou.

Entre as deliberações, foram atribuídos apoios no valor de 460 mil euros, distribuídos entre medicamentos, bolsas de ensino superior e apoio ao arrendamento, segundo Carlos Rodrigues, “decisões normais e costumeiras nas reuniões de Câmara”. A sessão, realizada publicamente, também permitiu ouvir diversos munícipes sobre diferentes situações.

A Câmara aprovou ainda a criação do concurso Jovem Talento, destinado às camadas mais jovens da cidade. O vencedor terá a oportunidade de atuar no palco principal do Summerfest, enquanto o segundo e terceiro classificados se apresentarão no palco secundário. “É uma forma de dinamizar os diferentes talentos que existem na cidade do Funchal e dar uma oportunidade de participar em eventos com esta magnitude”, explicou.

Outro ponto relevante foi a prorrogação do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) por mais de 24 meses, considerada necessária devido à complexidade do procedimento. O vice-presidente sublinhou que “já está praticamente concluído um procedimento que visa a suspensão do atual PDM como forma de responder às necessidades imediatas em termos de habitação”, prevendo a apresentação final no final do primeiro semestre de 2026.

Por fim, a Câmara decidiu retificar o ato administrativo relativo à Quinta das Tangerinas, anulando a aprovação do empreendimento devido a irregularidades nos procedimentos do promotor. Segundo o vice-presidente, “após a reanálise, anulámos a aprovação que tinha sido feita previamente na construção deste empreendimento” e sublinhou que qualquer novo projeto será avaliado como se a quinta ainda existisse, prevenindo abusos ou excessos.

Sobre a revisão do PDM, Carlos Rodrigues reforçou a abertura à participação cívica: “Todas as pessoas interessadas e com propostas que julguem convenientes continuam a ter a possibilidade de apresentar essas mesmas nos nossos serviços... a revisão do PDM não é para servir interesses particulares, mas sim para servir os interesses coletivos da cidade”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Geógrafo / Colaborador Europe Direct Madeira
23/03/2026 03:30

Pois, boa pergunta! Agora, há que “engolir em seco” a mais recente trapalhada de Trump. Mais uma, diga-se, para juntar ao extenso rol de decisões desastrosas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas