O grupo responsável pela ‘Petição para a consulta e revisão do projeto da obra do Largo da Achada’ enviou esta noite um email ao presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, a pedir uma reunião para que possam entregar em mãos o documento assinado por 522 munícipes.
Continua a fazer correr muita tinta a nova empreitada de remodelação que arrancou há cerca de 20 dias no Largo Conselheiro Aires de Ornelas, mais conhecido como Largo da Achada, na Camacha.
Os camachenses mantêm-se firmes no que respeita à procura de informação referente a esta obra e, após ter sido lançado na semana passada a petição pública na internet, o grupo de 'camacheiros’ decidiu esta segunda-feira enviar um email ao presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, com o intuito de marcar uma reunião para entregar em mãos o documento.
No referido email, ao qual o JM teve acesso, os munícipes responsáveis pela iniciativa afirmam que o objetivo é "assegurar que há um enquadramento no contexto regional/local e no respeito pelas memórias e singularidade do espaço, com especial foco nos seguintes pontos: piso em pedra da Achada poderá ser recuperado em vez de substituído ; piso do ringue deverá ser preservado; áreas totais de jardins/zonas verdes deverão ser mantidas ou aumentadas ; todas as árvores deverão ser mantidas; reposição de zonas de merendas à sombra de árvores no Largo da Achada; parque infantil não deverá ter uma área inferior à atual e a sua localização deverá ser repensada caso seja deslocado como previsto", lê-se no email enviado ao edil.
Salientam, no entanto, que se movem pela "preocupação com uma intervenção no espaço onde crescemos e que faz parte da memória coletiva de todos e é um cartaz da Camacha desde sempre".
Mostrando-se com "total" disponibilidade para um diálogo e para uma participação construtiva na revisão do projeto, os camachenses declaram que estão a favor de uma intervenção que melhore o conforto e a segurança dos locais, mas exigem que o mesmo "seja apresentado publicamente".
Recorde-se que, conforme noticiou na semana passada o JM, a Câmara Municipal de Santa Cruz chegou a revelar as imagens do projeto, tendo anunciado a colocação de um ‘outdoor’, em breve, com pormenores da obra que tanta discussão pública tem gerado na freguesia.
A obra, orçada em 380 mil euros mais IVA, tem um prazo de execução de seis meses, sendo que os trabalhos deverão estar concluídos até ao próximo mês de julho.
Bruna Nóbrega