Nos últimos 12 anos, os Prémios BPI Fundação ‘La Caixa’ já entregaram mais de 317 mil euros a 10 instituições privadas sem fins lucrativos da Região Autónoma da Madeira, número ainda pouco expressivo tendo em conta o todo nacional. Foi precisamente com o intuito de incitar a mais participações que foi apresentado, esta manhã, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a edição deste ano da iniciativa que já entregou em Portugal cerca de 27,4 milhões de euros para a implementação de 901 projetos de inclusão social.
"O BPI tem este programa desde 2010 e, de facto, ao longo dos anos tem premiados projetos um pouco por todo o país, na Madeira também, mas as candidaturas e projetos que têm aparecido na Região são em número inferior ao do restante país, nomeadamente se comparado com os Açores, que têm muitos mais candidaturas e projetos premiados", apontou Maria João Cabral, diretora de Gestão Territorial de Portugal da Fundação ‘La Caixa’, baseada em Lisboa.
Aliás, desde 2010, conforme observou, em território madeirense foram premiados apenas 10 projetos, enquanto que nos Açores foram 28.
Com intuito de chegar a mais instituições e pessoas, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, disponibilizou-se para divulgar e aproximar as IPSS deste programa, numa sessão pública que contou com a presença de mais de 70 pessoas associadas a instituições da Região.
"A nossa ideia e a base desta apresentação é suscitar o interesse das entidades privadas sem fins lucrativos da Madeira que trabalham com grupos de risco de exclusão tenham consciência deste programa e se possam apresentar [a candidatura]", reforçou Maria João Cabral, adiantando que, para este ano, os Prémios têm alocado um montante de 4 milhões e 600 mil euros, sendo que o apoio a cada projeto vencedor pode ir até os 50 mil euros.
Já Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social, a qual também marcou presença na ocasião, sublinhou a importância de fazer chegar esta iniciativa a mais pessoas.
"O PBI ‘La caixa’ tem, de facto, um conjunto de prémios que podem levar muitas destas instituições a ir mais além, podendo obter outro tipo de financiamentos que complementem ainda mais a sua atividade através destes programas", relevou a governante.
Na ocasião, Rita Andrade fez ainda questão de frisar que, em 2022, o Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, apoiou 69 IPSS, num valor que ascendeu a mais de 33,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 19 % face aos apoios atribuídos no ano anterior.
De realçar que os Prémios BPI Fundação ‘la caixa’ apoiam 75% dos projetos vencedores, sendo que o Governo Regional se mostra ainda disponível para apoiar nos restantes 25%, num processo que, naturalmente, será analisado caso a caso pela tutela.
Com quatro áreas de intervenção, os Prémios BPI Fundação ‘La Caixa’ dividem-se em quatro. São eles: Capacitar, Solidário, Seniores e Infância. O ‘Capacitar’ procura promover a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental, com enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar, sendo que as candidaturas para o mesmo decorrem entre 17 de janeiro e 22 de fevereiro.
No caso do ‘Solidário’, que prevê a integração socio laboral e luta contra a exclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades, as candidaturas decorrem entre 23 de fevereiro e 20 de março.
Já no que concerne aos seniores, cujas candidaturas acontecem entre 21 de março a 26 de abril, visa um envelhecimento ativo e saudável, promovendo a autonomia e bem-estar das pessoas mais velhas, com enfoque nas relações interpessoais e prevenção de situações de fragilidade.
Por fim, o ‘Infância’, de 27 de abril a 24 de maio, procura apoiar crianças em situação de pobreza, com projetos que facilitem o desenvolvimento e empoderamento na infância e adolescência, potenciando a família como eixo de ação socio educativa.