Decorreu no passado dia 11 de novembro, a Assembleia Geral Extraordinária da Associação Ornitológica da Madeira, no auditório da Junta de Freguesia de São Martinho, tendo estado em cima da mesa diversos assuntos, entre os quais a remodelação total dos Estatutos e Regulamento Interno da instituição
Conforme esclarece uma nota enviada à redação, esta ocasião serviu também de oportunidade para debater assuntos relacionados com o ICNF e IFCN, a propósito dos quais o presidente da Direção, João Fernandes, teceu críticas à postura avançada por parte do organismo a nível nacional (ICNF).
"Apesar de, recentemente, ter existido uma deslocação por parte dessa mesma entidade à Região, servindo de formação aos corpos dirigentes e ainda de os ter munido de ferramentas importantes para a adaptação à lei, esta não bastou para evitar um novo descontentamento geral destes associados e expositores, que a poucos dias da realização do evento viram recusados os seus pedidos de Registo de Criador, relativos ao d.lei 92/2019", explica a mesma nota, que recorda que o ICNF remete agora a tutela destes trâmites para o organismo regional (IFCN), quando ainda não existe uma adaptação à lei da RAM.
"Esta situação, que já foi contestada pela direção da AOM ao ICNF, coloca de parte todos os criadores inseridos no registo 92/2019, deixando-os de fora ou sem qualquer hipótese de representar a RAM no Campeonato Nacional que se assinala em dezembro próximo. Refira-se de que a AOM, há muitos anos a esta parte tem revalidado títulos de Campeões Nacionais e inclusive Mundiais", aditou ainda.
É neste sentido que João Fernandes, embora garanta respeitar todas as imposições legais e de acompanhar na íntegra as suas implementações, afirma sentir que "o respeito pela modalidade começa a ser colocado de parte".
"Esperemos que isto não passe de um mal-entendido, e que não destrua todo o trabalho que esta Associação veio a desenvolver, inclusive da cooperação obtida por parte do IFCN (entidade regional). Sinto que este ano, motivado por forças externas, não iremos poder representar a Madeira, no Campeonato Nacional", lamentou ainda.
Recorde-se que esta Associação se prepara agora para dar início à montagem do XXII Campeonato de Ornitologia da Madeira, que acontecerá na Escola EB1/PE do Galeão, em São Roque, abrindo ao público nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.
Redação