Decorreu, na passada quarta-feira, a primeira reunião de Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior de 2023, na qual as contas de gerência foram aprovadas por maioria, com seis votos a favor da coligação Confiança (cinco do PS e um do BE) e seis abstenções da coligação Funchal Sempre à Frente.
De acordo com um comunicado da Junta de Freguesia, foi alcançada uma execução orçamental na ordem dos 97,02% do orçamento da receita e 95,29% do orçamento da despesa em 2022.
"Incidiu essencialmente na reparação e reconstrução de habitações através do programa social 'CONSERVA' - Programa de Recuperação de Habitações Degradadas de Famílias Carenciadas - e na atribuição de cabazes alimentares na época da Páscoa, no Natal e nos cabazes de emergência, com uma distribuição de 40 cabazes por mês, às famílias de fracos recursos residentes na freguesia", pode ler-se.
Já no âmbito do apoio às escolas públicas básicas de primeiro ciclo, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior efetuou pequenas obras de intervenção, particularmente no melhoramento de acessos, coberturas e reparação de pisos e paredes. "Esta autarquia encontra-se ainda a inovar o ensino digital equipando-as com painéis interativos", acrescenta.
"A metodologia utilizada no relatório das Contas de Gerência da freguesia apresentado em reunião de Assembleia, passou pela elaboração de rácios, quadros e gráficos a partir dos mapas de prestação de contas, onde se evidenciou não apenas o comportamento das variáveis mais relevantes da gestão da autarquia no ano de 2022 como também na a sua evolução face ao ano anterior", concluiu.
Redação