MADEIRA Meteorologia

Articulação com o setor social tem sido “fundamental”

Data de publicação
16 Maio 2025
15:44

A articulação com as instituições do setor social tem sido fundamental para dar continuidade às respostas integradas e adaptadas à realidade local, referiu, esta manhã, Paula Margarido, no Estreito de Câmara de Lobos, durante a sessão de abertura do seminário ‘Envelhecimento e Longevidade - Boas Práticas na RAM’.

A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude presidiu à abertura da sessão solene promovida pelo Centro Social e Paroquial de Santa Cecília para assinalar os 30 anos de atividade da Instituição, iniciativa que contou com a presença do diretor do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, o padre Paulo Sérgio, e da presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sónia Pereira.

Para a governante, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são “anjos da guarda” que “desempenham um papel insubstituível no terreno, com dedicação, conhecimento da comunidade e capacidade de inovação social”.

Numa conjuntura de contínuo aumento da esperança média de vida, quando mais de 20% da população residente na Madeira tem 65 ou mais anos, a secretária regional defende a continuidade na aposta em políticas públicas que coloquem o envelhecimento e a longevidade no centro da agenda.

“A resposta do Governo Regional tem sido clara”, sublinhou Paula Margarido, dando como exemplo o trabalho feito pela Região no reforço da política social de proximidade, centrada na pessoa e na sua dignidade ao longo de todo o ciclo de vida.

“Neste quadro, destacamos, a consolidação da Rede Regional de Cuidados Continuados e o Apoio Domiciliário que permite que as pessoas envelheçam nos seus lares, com conforto e segurança, o investimento em estruturas residenciais, centros de dia, centros comunitários em parceria com IPSS e com as autarquias, a promoção de iniciativas culturais, desportivas e de voluntariado sénior”, enumerou.

Paula Margarido recordou, ainda, a aposta na literacia digital e inclusão tecnológica para combater o isolamento e facilitar o acesso a serviços e informação e o estímulo ao diálogo intergeracional, como forma de valorização do contributo cívico, familiar e económico das pessoas idosas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas