A ARM, a empresa pública de gestão de águas e resíduos, está a investir 1,4 milhões de euros na substituição da rede de regadio da cidade do Funchal.
Os trabalhos na rede vão permitir substituir 10 quilómetros de condutas, melhorando o transporte da água para 560 regantes e beneficiando uma área de 57 hectares.
A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas visitou hoje as obras e destacou que quando a obra estiver concluída, haverá uma redução das perdas de água na ordem dos 60%.
Susana Prada explicou que o investimento hoje visitado está contido na segunda fase da "grande empreitada" de regadio em curso na Ilha da Madeira, para a qual estão alocados sete milhões de euros.
A governante explicou que a água sobrante decorrente da redução das perdas no Funchal vai ser disponibilizada ao sistema Tornos, que é aquele que assegura a rega desde o Funchal até Água de Pena.
"Este investimento é um contributo da ARM para que o Funchal se torne cada vez mais uma cidade verde. Aquilo que se vê olhando para o anfiteatro é uma cidade verde, uma cidade que tem bananeiras, que tem hortas urbanas, que tem jardins", disse, concluindo que esse verde será assegurado com o reforço do sistema.
Alberto Pita