MADEIRA Meteorologia

ARM diz que adesão à greve foi de 9,6%

Data de publicação
28 Fevereiro 2025
19:37

A empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM), em comunicado, diz que a adesão à greve foi no primeiro dia (hoje) de 9,6%, no universo total dos trabalhadores, com maior representatividade no setor dos resíduos.

“O número apresentado traduz-se numa fraca adesão, que a ARM interpreta como o reconhecimento por parte da grande maioria dos trabalhadores dos esforços desenvolvidos na melhoria das suas condições de trabalho, expondo assim, a agenda política subjacente a esta greve”, refere a entidade patronal.

A ARM contraria assim o SITE - Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente, que, durante a manhã, apontou para uma adesão significativa.

Num extenso esclarecimento, a ARM lembra todos os passos dados em negociações com os sindicatos, nomeadamente nos últimos meses, “com vista à terceira alteração do Acordo de Empresa, visando em primeiro lugar melhorias das condições remuneratórias , impactando de forma transversal toda a tabela única vigente”.

“Esse objectivo foi conseguido de forma muito positiva e concreta e é com enorme satisfação e sentido de dever cumprido, que a terceira revisão do Acordo de Empresa (AE), celebrado entre a ARM e o SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos) e o STFP-RAM (Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da Região Autónoma da Madeira), foi ontem publicada em JORAM”, sublinha a ARM.

Adianta a empresa, que “após a publicação do texto que materializa a 3.ª revisão ao AE, seguir-se-á a publicação da Portaria de Extensão que, nos termos da lei, permitirá a sua aplicação aos trabalhadores não filiados nas associações sindicais outorgantes (SINTAP e STFP-RAM) e que não sejam abrangidos por outro acordo de empresa”.

A ARM diz ainda que se encontra “a desenvolver todos os esforços no sentido de aplicar as melhorias que retroagem a 01.01.2025 (revisão da tabela salarial e atualização da alteração da posição retributiva por antiguidade), no processamento salarial no mês de março”.

A empresa conclui o comunicado dizendo que se orgulha “de manter uma postura de diálogo construtiva, nunca tendo cessado os esforços para uma solução de consenso conjunta, sempre com o maior respeito e consideração pelos seus trabalhadores e as associações sindicais que os representam”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas