MADEIRA Meteorologia

ARM critica “alarmismo” e “populismo beato” do JPP

Data de publicação
09 Maio 2024
10:06

Em reação às denúncias do JPP sobre a alegada falta de água de rega na Ponta do Sol, mais concretamente na freguesia dos Canhas, a ARM esclareceu, hoje, que a época de giro tem início normalmente no dia 1 de maio e os regantes recebem água de rega de acordo com os horários contratualizados, conforme o subsistema a que pertencem.

“Como é compreensível, no dia 7 de maio, nem todos regantes receberam água, mas receberão assim que chegue ao horário estipulado, não tendo a ARM recebido qualquer reclamação por falta ou atraso de fornecimento de água de rega até ao momento”, aditou ainda.

A este propósito, mais garantiu que, como é habitual, irá efetuar, durante a época de giro em curso, “uma gestão eficiente dos recursos hídricos disponíveis, por forma a garantir o normal abastecimento para os diversos utilizadores, água potável e regadio agrícola”.

“Situação que depende também da gestão/utilização eficiente das entidades gestoras de distribuição e dos consumos de água potável dos municípios, pois os elevados desperdícios nas redes de distribuição em alguns sistemas, condicionam significativamente as disponibilidades de água para o regadio”, ressalvou ainda.

Já no que diz respeito aos campos de golf e aos seus consumos de água, a ARM atesta que “sempre cumpriu com o legalmente preconizado no que concerne à prioridade da entrega do recurso”.

“A ARM, em caso de carência hídrica, tem sempre procurado minorar o impacto junto dos agricultores, nunca esquecendo que depois do consumo humano a prioridade é garantir água para fins agrícolas. Assim as outras utilizações distintas destas não serão priorizadas, pelo que estes fornecimentos nunca ocorrerão em detrimento do cliente agrícola”, vincou ainda na mesma nota.

A ARM lamenta, assim, o alarmismo criado pelas declarações que apelida de “irresponsáveis” do candidato do JPP, as quais diz não corresponderem “de todo à realidade e que mais uma vez materializam o populismo beato deste partido e dos seus candidatos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas