A Comissão Regional de apoio à candidatura de António Filipe às eleições presidenciais de 2026 realizou hoje, junto dos jovens universitários, uma jornada cujo objetivo é de mobilizar para o voto “daquela que é a única candidatura que assume, de forma clara, coerente e consequente, a defesa dos direitos da juventude”, lê-se na nota de imprensa.
No Campus da Universidade da Madeira, na Penteada, o mandatário regional da candidatura de António Filipe, Artur Andrade, sublinhou que “vale a pena os jovens terem na Presidência da República alguém que não esteja apenas sensível aos seus problemas, mas que os conheça de perto. Alguém que tenha disponibilidade política para estar do lado da sua resolução e não do lado de quem procura justificar ou normalizar esses problemas”.
Artur Andrade afirmou ainda que “António Filipe, enquanto Presidente da República, estará ao lado dos jovens e não deixará de responsabilizar os restantes órgãos de soberania pelos seus deveres, quer na definição de políticas públicas, quer no exercício das suas competências, para responder às aspirações da juventude”.
“António Filipe defende o fim das propinas para os estudantes a assem come defende a necessidade da majoração do financiamento da Universidade da Madeira para dar resposta aos custos de insularidade ultraperiferia”, contata-se.
Artur Andrade destacou ainda “que muitos dos problemas hoje sentidos pelos jovens poderiam ser resolvidos se a Constituição da República Portuguesa fosse cumprida na sua aplicação concreta, nomeadamente no que respeita ao direito à habitação, ao trabalho com direitos, à saúde e à educação. Defender a Constituição é garantir que estes direitos tenham impacto real na vida dos jovens”.
Na sua intervenção final, Artur Andrade afirmou que “é necessário um sobressalto democrático para que a sociedade portuguesa avance num sentido progressista, justo e solidário. Para isso, é essencial cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa, o que exige a eleição de um Presidente da República que assuma esse compromisso”, concluiu.