MADEIRA Meteorologia

Anastácio pede perdão e quer ser castigado por um crime e não por quatro

Data de publicação
25 Outubro 2024
21:54

Anastácio Alves concedeu à TVI/CNN, esta noite, a primeira entrevista após ter sido condenado, em dezembro de 2023, a 6 anos e 6 meses de cadeia por quatro crimes de abuso sexual de crianças e um por um crime de atos sexuais com adolescentes, conforme o JM noticiou, aqui.

O antigo padre só assume ter praticado o ato com adolescente no ano de 2016 e referiu – em entrevista à jornalista Sandra Felgueiras – que não pretende ser absolvido, mas que apenas quer ser castigo por esse ato, não assumindo os outros quatro crimes que constam na acusação e no acórdão.

“Eu pretendo apenas que seja condenado no ato que realmente pratiquei (...). O ato que realmente aconteceu foi o de agosto de 2016”, reiterou o antigo sacerdote que enfatizou não assumir, em tudo, todos os termos da acusação, evidenciando, por outro lado, o sofrimento causado na vida da vítima a quem pediu perdão.

A jornalista da CNN pediu a Anastácio Alves a descrição do que aconteceu, ao que este respondeu que está no acórdão, o qual fala em sexo oral, conforme o JM noticiou oportunamente.

No ‘Exclusivo’ de Sandra Felgueiras, Anastácio Alves insiste não ter cometido os quatro crimes – atribuídos à época em que esta vítima era considerada criança porque tinha 14 anos – mas apenas já adolescente.

  • Anastácio pede perdão e quer ser castigado por um crime e não por quatro

“Em relação a estes quatro crimes não há narrativas”, elaborou.

Acha que depois do mal que fez, do perdão que pede, é justo ficar em liberdade?”, questionou Sandra Felgueiras.

Acho que é justo cumprir a pena adequada que o tribunal determina por aquilo que cometi, proferindo que o tribunal determinou um ano pelo crime de 2016, o único que assume, reforce-se.

‘Crime sugestionado’

A vítima referiu uns “quantos” crimes que é percecionado pelo coletivo de juízes, numa primeira fase, de instrução, como quatro crimes e a mesma vítima voltou, mais tarde, a referir quatro crimes. Mas Anastácio reafirma que a vítima é “sugestionada depois de a juíza ter sugerido 4 vezes”. O que também foi dito aos jornalistas à saída do Juízo Central Criminal do Funchal pelo advogado Miguel Santos Pereira.

  • Anastácio pede perdão e quer ser castigado por um crime e não por quatro

Primeiro denunciante diz ter sido forçado a retirar denuncia

A CNN foi ao encalço do primeiro denunciante de Anastácio, hoje 34 anos, mas que aos 14 diz ter sido abusado sexualmente pelo padre na sacristia da Igreja da Nazaré. Corria o ano de 2004. Preservando a identidade deste cidadão, disse à investigação de Sandra Felgueiras ter sido forçado pela igreja madeirense a retirar a denúncia.

  • Anastácio pede perdão e quer ser castigado por um crime e não por quatro

Atualmente, José Anastácio Gouveia Alves é, de acordo com a reportagem de Sandra Felgueiras, distribuidor de pão no arquipélago.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas