A reabilitação da estrada das Carreiras está concluída e a obra vai ser visitada, esta quarta-feira, dia 24 de agosto, pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
A obra custou mais de cinco milhões de euros e contemplou uma rotunda no Vale Paraíso e o alargamento da via até ao Abrigo do Pastor, para além de outros trabalhos.
A empreitada de reconstrução da ER 203 - Carreiras foi adjudicada, recorde-se, a 9 de abril de 2021, por 5 050 000.00€. A obra arrancou em julho de 2021, após visto do Tribunal de Contas. Ficou agora concluída.
Com uma extensão total de aproximadamente 6.500 metros, a ER 203, que faz a ligação entre a ER 205 (a Sul) e a ER 103 (a Norte), foi alvo de uma importante e aguardada intervenção de reabilitação.
De salientar que a estrada foi alargada, desde o entroncamento da Camacha e até ao Restaurante Abrigo do Pastor, já que abrange uma zona residencial e de forma a salvaguardar a segurança de todos os que circulam. Também foram feitas zonas de estacionamento junto à entrada da Levada da Serra do Faial e residências, bem como passeios.
Desde o Abrigo do Pastor até ao entroncamento do Poiso, a estrada não foi alargada, dado que se trata de uma zona florestal, com espécies arbóreas protegidas. Porém, foram pavimentados e reconstruídos os órgãos de drenagem.
Na zona do Vale Paraíso, sublinhe-se ainda, foi criada uma rotunda, de forma a disciplinar o trânsito e a garantir mais segurança aos utilizadores.
Entre os principais trabalhos que esta empreitada envolveu, contabilizam-se: levantamento/fresagem de pavimentos existentes; terraplenagens para fundação de pavimento e estruturas de contenção; pavimentação da estrada regional no troço circunscrito pela intervenção; introdução/reconstrução de órgãos de drenagem, longitudinais e transversais; instalação e reposição de equipamentos de sinalização e segurança; execução de taludes e estruturas de suporte em geral e estabilização das estruturas de contenção existentes.
Redação