O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 15.30 horas, a sala do futuro da escola dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, no Carmo, em Câmara de Lobos.
Com o intuito de promover uma mudança paradigmática na educação, estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades.
Há 29 salas do futuro já instaladas nas escolas da RAM, incluindo a presente sala a visitar na Escola dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (também conhecida como escola do Carmo)
Ao abrigo do PRR, pretende-se alargar a implementação de mais espaços deste género nas restantes escolas de 2.º. 3.º ciclo e secundárias e dar início à sua implementação nas escolas de 1º ciclo.
Trata-se de um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Foram instalados nesta sala os equipamentos "habituais": mobiliário flexível e adequado a atividades praticas e inovadoras; painel interativo; impressora 3D; kits de ciências, eletrónica, programação e robótica; material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.
O investimento foi de cerca de 30.000 euros.