A obra de reformulação da Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR) do Caniçal, um investimento de 1,6 milhões de euros (com IVA), já está concluída. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, inaugura amanhã, pelas 11 horas, a nova estrutura, junto ao porto comercial do Caniçal.
Recorde-se que, tendo em vista a ampliação e melhoria da gestão e funcionamento do sistema de drenagem de águas residuais do concelho de Machico, a ARM concluiu, recentemente, a obra de reformulação da EEAR do Caniçal.
A antiga EEAR do Caniçal foi inaugurada em 1993 e encontrava-se subdimensionada, tendo em conta o acréscimo populacional verificado desde o ano em que entrou em funcionamento. Acresce que, em períodos de maior pluviosidade, verificaram-se algumas anomalias no funcionamento da estação, devido ao seu subdimensionamento e à elevada afluência de águas pluviais.
A nova EEAR foi construída na mesma zona da antiga e possui: um poço com maior capacidade de armazenamento para fazer face ao aumento dos caudais; novos grupos de eletrobombas para elevar mais caudais para a ETAR; um novo sistema de desodorização.
Salienta-se que a ARM tem também em fase de conclusão o projeto de remodelação e ampliação dos sistemas de drenagem do município de Machico, cujas intervenções, ao nível das redes coletoras, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais, têm por objetivo a redução dos pontos de descarga direta no meio recetor, a conexão de coletores existentes que se encontravam fora de serviço, o aumento da cobertura de serviço e a reformulação do destino das águas residuais no referido concelho.
Deste modo, tendo em conta as intervenções realizadas nas redes de drenagem de águas residuais na freguesia do Caniçal, é esperado que se registe um aumento da afluência do volume de águas residuais à EEAR do Caniçal.
Assim, a concretização deste investimento permitirá a prestação de um serviço de qualidade à população do Caniçal, bem como contribuirá para o cumprimento da Diretiva da Qualidade da Água, tendo por objetivo principal a conservação e melhoria do ambiente aquático, atendendo à qualidade das águas, através da adoção de medidas que contribuem para a garantia de uma boa qualidade das mesmas, reduzindo a poluição urbana nas massas de água, renovação dos sistemas de drenagem de águas residuais, em casos de dimensionamento desadequado, como é o caso em apreço.