MADEIRA Meteorologia

Albuquerque diz que evolução da riqueza tem sido “excecional”

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
16 Junho 2025
16:31

O presidente do Governo Regional disse hoje que a evolução do PIB regional é, neste momento, “excecional”, tendo registado um crescimento de 83% nos últimos dez anos.

O PIB per capita - riqueza gerada por cada um dos cidadãos - era, em 2015, de cerca de 16,7 mil euros/ano, e agora está acima dos 27 mil euros/ano, num contexto de uma taxa de desemprego historicamente baixa.

Na Assembleia Legislativa da Madeira, onde está a ser apreciada a generalidade do Orçamento da Região para 2025, Miguel Albuquerque disse que os desafios futuros são manter a empregabilidade e garantir os financiamentos da Educação e da Saúde.

Esta tarde Albuquerque prometeu “previsibilidade” no seu governo, por ser fundamental para o fomento e atração do investimento, e a continuação das “contas públicas equilibradas” e a “dívida controlada”.

Neste capítulo, disse que os seus governos reduziram a dívida em 1,1 mil milhões de euros, ficando no final de dezembro de 2024 a 65,8% do PIB, sendo mais baixa do que a do País e da UE.

Não obstante, recordou o empréstimo de 450 milhões de euros, no período da pandemia, sem aval do Governo central, e o encargo do executivo regional com os custos de metade do novo hospital.

Tal só é possível graças “às contas em ordem” e à “credibilidade” da Região, anotou.

Em matéria fiscal, insistiu que há uma política fiscal em marcha, e, nesse sentido, deu o exemplo do IRS, onde este orçamento irá estender até ao 6.º escalão o diferencial de 30%. Recorde-se que o 6.º escalão corresponde a rendimentos anuais de cerca de 40 mil euros.

O 7.º escalão vai alargar o diferencial para 15% este ano também. Mas no próximo ano o diferencial de 30% será estendido a todos os nove escalões.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas