MADEIRA Meteorologia

Albuquerque agradado com posição de Marques Mendes sobre subsídio de mobilidade

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
14 Janeiro 2026
13:18

O presidente do PSD/Madeira e do Governo Regional mostrou-se satisfeito com a posição tomada ontem por Luís Marques Mendes em relação ao Subsídio Social de Mobilidade e reafirmou a sua intenção de voto no candidato apoiado pelo PSD.

Miguel Albuquerque reagia assim a um vídeo divulgado ontem pela candidatura de Luís Marques Mendes, no qual o candidato a Belém considera “injustas” e “discriminatórias” as alterações ao Subsídio Social de Mobilidade.

“Parece que ouviu as minhas preces”, disse o governante madeirense, à margem de uma assinatura de um memorando de entendimento entre a Startup Madeira e a Startup Portugal. “O que ele diz, e bem, é aquilo que nós temos dito: que este diploma é inaceitável do ponto de vista dos direitos dos madeirenses e dos ilhéus. E, portanto, há que expurgar o diploma daquilo que são discriminações inaceitáveis.”

Albuquerque vincou ainda o seu já anunciado apoio à candidatura de Luís Marques Mendes para as Presidenciais, e nem o cenário que as recentes sondagens têm deixado antever – colocando o candidato apoiado pelo PSD como fora da segunda volta – demove o presidente do Governo.

“Aquilo que disse ontem, vou manter”, afirmou. “O Presidente da República não governa. Na minha perspetiva, quando olho para a Presidência da República, interessa-me alguém que tenha experiência no sentido de garantir a estabilidade, e alguém que conheça a Região Autónoma da Madeira e que esteja em consonância que aqueles são os nossos. Não vou votar nos candidatos em função das suas caras ou dos programas de governo que apresentam, porque ninguém vai governar.”

Confrontado novamente com o cenário que tem sido apontado como o mais provável nos últimos dias, com as sondagens a indicar António José Seguro e André Ventura como candidatos mais fortes a avançar para a segunda volta, Albuquerque garantiu que não vai alterar o seu sentido de voto.

“Eu tenho de pensar em quais são os interesses fundamentais da Madeira. E do meu ponto de vista, o candidato que melhor salvaguarda os interesses da região é o Dr. Marques Mendes. E daqui não saio”, frisou.

Caso esse cenário se venha a confirmar no domingo, a segunda volta será disputada entre um candidato apoiado pelo PS ou um candidato apoiado pelo Chega, mas Albuquerque desdramatiza: “Uma vez eleito, o Presidente da República tem de ter um relacionamento institucional com as regiões autónomas.” Se isso pode acontecer com estes candidatos? “É uma questão que temos de resolver”, atirou.

Elogios a Ireneu Barreto

Logo em seguida, Miguel Albuquerque realçou que outro assunto a resolver será o cargo de representante da República. Apesar de manter a sua posição contra a continuidade de um cargo que considerou “absurdo”, o presidente do Governo Regional entende que a escolha do próximo representante da República deve manter a linha que foi seguida por Marcelo Rebelo de Sousa com Ireneu Barreto, a quem deixou grandes elogios.

Sublinhando que o nome a ser designado para este cargo “tem de ser um fator de estabilidade”, Miguel Albuquerque acrescentou que “se tiver a mesma personalidade e a mesma inteligência e, sobretudo, a mesma compreensão da Madeira do que o atual era ótimo”, expressando ainda a opinião de que “deve ser mais um madeirense”.

Para o governante, Ireneu Barreto “foi exemplar no exercício do seu cargo”. “Sempre compreendeu aquilo que eram as necessidades da autonomia e sempre manteve connosco um relacionamento institucional impecável. E até do ponto de vista pessoal, foi sempre uma pessoa muito cordial, muito educada, muito inteligente do ponto de vista das questões que foram surgindo, algumas delas com alguma dificuldade, como foi a instabilidade que tivemos aqui na Região, e o senhor conselheiro Ireneu Barreto, tenho de dizer, exerceu com plena competência as suas funções”, realçou.

“Espero que o Presidente da República tenha o bom senso de nomear alguém que conheça a realidade da Madeira e que não venha para aqui criar confusões”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia as alterações anunciadas ao subsídio de mobilidade aérea para os residentes nas ilhas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas