MADEIRA Meteorologia

ADN ‘procura’ Comissão Nacional de Eleições

Data de publicação
13 Maio 2025
14:10

O cabeça de lista do ADN pelo círculo da Madeira quer saber onde para a Comissão Nacional de Eleições.

Considerando que começou a corrida ao pote e, com ela, surgem práticas que, embora legalmente enquadradas, levantam sérias dúvidas quanto à sua integridade, João Abreu aponta para o voto antecipado em lares, hospitais e instituições de internamento.

Uma medida que, prossegue, visa garantir o direito de voto a cidadãos com mobilidade reduzida.

“Mas, na prática, será que está a ser usada para proteger a democracia ou para a manipular?”, questiona o candidato às eleições do próximo domingo.

“O ADN exige transparência, equidade e respeito pela dignidade de todos os eleitores. Não aceitaremos que a Democracia seja usada para proveito próprio”, diz numa iniciativa realizada hoje.

A recolha dos votos deve ser feita por equipas organizadas pelas autarquias, com o apoio da Administração Eleitoral e das forças de segurança. Estas equipas devem assegurar a confidencialidade e liberdade do voto, a presença de representantes das candidaturas, se assim o desejarem, um espaço adequado para o exercício do voto.

Mas o ADN questiona: “Quem supervisiona? Quem são, afinal, os elementos que recolhem os votos? Foram todos os partidos informados e convidados a integrar o processo, como acontece nas mesas de voto? “

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas