MADEIRA Meteorologia

ADN considera “positivo” acordo para maioria absoluta

Data de publicação
24 Março 2025
11:53

O partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) acredita num entendimento entre PSD e CDS-PP para formar uma maioria absoluta na Madeira, o que será “positivo”, para não se continuar “a brincar às eleições”.

Miguel Pita, candidato do ADN que queria ser eleito para “fazer o que ainda não foi feito”, não foi além dos 691 votos (0,48%) nas eleições legislativas regionais antecipadas que se realizaram no domingo.

“O ADN esperava mais, esperava eleger”, reconheceu, em declarações telefónicas à Lusa.

Mas o eleitorado madeirense escolheu “dar as mesmas cartas à mesa, ficou tudo igual”, lamentou, concluindo que foram “eleições completamente desnecessárias”.

O PSD venceu as eleições na Madeira, com 43,43% do total dos votos, mas ficou a um deputado da maioria absoluta.

O CDS-PP, que fez acordos parlamentares com o PSD no passado, conseguiu eleger um representante.

Por isso, Miguel Pita acredita na formação de uma maioria absoluta PSD/CDS-PP, o que seria “positivo” para não se andar “de seis em seis meses ou ano a ano a ter eleições”.

Ainda que esse acordo possa não ser “a melhor solução” para a Madeira, pelo menos garantirá “quatro anos de estabilidade e que se deixe de brincar aos jogos políticos”, realçou.

Miguel Pita apelou ainda a “mais responsabilidade na Assembleia [Legislativa da Madeira], olhar para os interesses do povo e não tanto para os interesses político-partidários”.

Gerente hoteleiro de profissão, Miguel Pita foi candidato pelo Chega a uma junta de freguesia em 2020 e nas legislativas nacionais de 2022.

Em 2023, tornou-se militante do ADN e encabeçou a lista do partido na estreia em legislativas madeirenses, naquela que foi a candidatura menos votada, com 617 votos (0,47%).

Nas antecipadas de 26 maio de 2024 subiu um pouco a votação, conquistando 772 votos (0,58%), mas, neste domingo, voltou a baixar, ainda que tenha colocado o ADN à frente do PPM e da Nova Direita.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas