As ações inspetivas no trabalho aumentaram 87% de 2021 para 2022.
Destas, mais de 50% foram desencadeadas por iniciativa do serviço e as restantes visaram a satisfação de reclamações apresentadas por trabalhadores e organismos sindicais. A informação foi avançada hoje pela secretária regional da Inclusão e Cidadania na cerimónia do dia regional, nacional e mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, no auditório da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.
"A ação no domínio da segurança e saúde no trabalho (SST) continua a ser desenvolvida com um grande enfoque no setor da construção, através de intervenções permanentes de controlo das condições de segurança, tendo em vista assegurar o contributo da Inspeção do Trabalho na redução dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Também neste setor específico se registou um aumento de 38% das ações inspetivas realizadas em 2022, relativamente ao ano de 2021", disse.
"Sabemos que este é um trabalho contínuo, que nunca termina, pois enquanto houver uma morte, um acidente de trabalho ou uma doença profissional, não podemos baixar os braços. A promoção de locais de trabalho seguros e saudáveis a nível global faz todo o sentido, e deve, de facto, ser considerada como um direito fundamental. E isto tem de ser um compromisso de todos nós, num trabalho em rede, para que se alcancem os resultados desejados", referiu ainda.
Carla Ribeiro