MADEIRA Meteorologia

Acessibilidade: Associação Sem Limites discorda do novo símbolo da ONU

Data de publicação
16 Julho 2025
18:39

A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais - Associação Sem Limites manifestou-se hoje desfavorável ao novo logotipo para a acessibilidade adotado pela ONU.

O novo símbolo (na foto) representa uma figura humana estilizada, de braços abertos, envolvida num círculo, uma imagem que, segundo a associação, “pretende refletir a inclusão plena de todas as pessoas com deficiência, independentemente do tipo, promovendo uma visão mais abrangente da acessibilidade nos diversos contextos da sociedade moderna”.

A Associação diz reconhecer o valor simbólico desta nova imagem e o esforço de universalidade e progresso que representa, mas “não concorda com a substituição imediata do anterior símbolo, centrado na figura da cadeira de rodas”.

“Acreditamos que esta transição ignora uma realidade incontornável: a sociedade ainda não está preparada para abandonar o símbolo tradicional, que permanece amplamente reconhecido e associado à deficiência. Trata-se de um elemento visual consolidado, essencial na sinalização, na comunicação e na consciencialização”, defende a associação liderada por Filipe Rebelo para quem estas decisões devem envolver “todas as organizações representativas das pessoas com deficiência”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas