MADEIRA Meteorologia

A comemorar 14 anos, Arca d’Ajuda diz movimentar 700 atletas e alunos

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
28 Junho 2025
18:37

A Arca d’Ajuda - Associação Recreativa e Cultura da Ajuda - está a celebrar o seu 14.º aniversário e, em tempo de balanço, a organização adianta, em comunicado enviado à nossa redação, que movimenta hoje cerca de 700 atletas e alunos. Destes, 257 são atletas federados, nas modalidades de atletismo, orientação, karaté, judo, voleibol, gira vólei, motocross e KRAV maga, além de, na formação do futebol, manter uma parceria com o núcleo Escolas de Futebol do Benfica da Madeira. Há ainda 152 atletas não federados, que praticam capoeira, ballet, Qi Gong, KRAV maga, dança urbana e danças latinas. Por fim, existem cerca de 300 pessoas ligadas a atividades sociais, através dos ATL na Páscoa e no verão.

Nascida a 29 de junho de 2011, a Arca d’Ajuda “tem vindo a desenvolver uma vasta gama de modalidades”, com “um especial foco na formação e no desenvolvimento dos atletas”.

Entre os eventos e atividades culturais, sociais e desportivas, a organização promove o “varrer dos armários, o fontanário altar de São João; a semana cultural e desportiva, a maratona fotográfica; a exposição internacional de fotografia, o arraial das crianças; o arraial d’Ajuda, a missa do parto Arca, o grande prémio de atletismo da Arca; o torneio de xadrez Arca; o grande prémio de motocross 1º de Maio Arca; o Oritail Forum, o trail ronda dos picos e a caminhada etnográfica.

A Arca d’Ajuda acrescenta que “continua em movimento, sempre com o objetivo de servir, em primeiro lugar, o litoral de São Martinho (Lido, Ajuda, Piornais), sem nunca descurar o apoio a São Martinho, Funchal e toda a Região Autónoma da Madeira”.

“Estamos entusiasmados com o que o futuro nos reserva e comprometidos em continuar a promover o desporto e a cultura na nossa comunidade”, refere, acrescentando que não aguarda por reconhecimento, mas espera ser vista pelas instituições oficiais e que haja “mais oportunidades de diálogo”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas