O Presidente da autarquia, Pedro Coelho e a Vereadora com o pelouro da educação, Sónia Pereira, estiveram esta tarde presentes na inauguração da "Sala Multissensorial" da EB1/PE do Jardim da Serra, projeto apoiado pela autarquia que tem por objetivo promover a inclusão através da aquisição de competências e da estimulação cognitiva dos alunos.
A "Sala Multissensorial" é um projeto que vem fortalecer esse papel. É um espaço acessível física e cognitivamente, onde estão disponíveis vários estímulos para os diferentes sentidos. A regulação e controle desses estímulos permitem uma intervenção terapêutica e educativa nos domínios sensorial, cognitivo, motor, social e emocional.
A sala proporciona aos alunos estímulos controlados com luzes, música, objetos, texturas, imagens, sons, aromas promovendo a criação de um ambiente ajustado às necessidades e interesses de cada utilizador em cada momento, privilegiando o seu bem-estar ao mesmo tempo que promove a ligação, comunicação e motivação para a realização de atividades terapêuticas, educativas, de trabalho e lúdicas.
O respetivo projeto permite dar respostas mais adequadas e adaptadas para os docentes e técnicos especializados, que acompanham os alunos, proporcionando condições de trabalho e um ambiente estruturado, rico em comunicação e interação, fomentador de aprendizagem.
Segundo Pedro Coelho "A sala multissensorial da EB1/PE do Jardim da Serra é um bom exemplo a nível de implementação de projetos e práticas diferenciadas para responder às necessidades dos alunos. Para aprender é também preciso brincar e este espaço permite uma brincadeira orientada para a promoção do bem-estar sensorial e emocional do aluno", disse na oportunidade. Um projeto que não beneficiará apenas os alunos do Jardim já que estará disponível para ser utilizada pelos técnicos do Centro de Recursos Educativos Especializados de Câmara de Lobos, chegando a uma comunidade mais alargada de alunos de todo o concelho."
A autarquia apoiou este projeto com a atribuição de cerca de 2000 mil euros para a aquisição dos materiais e equipamentos existentes, que possibilitam que os alunos explorem experiências sensoriais que ajudam na estimulação cognitiva, motora, sensorial e promovem a atenção e concentração.
Décio Ferreira